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ImageAlguns colegas questionam porque não oriento a nossa recepção para avisar o profissional sempre que um novo paciente é agendado.

Explico a seguir como vejo esta situação e o tipo de raciocínio que está por trás desta ação. Ela faz parte de um conjunto de estratégias que criei para ampliar sua independência e consequentemente suas chances de sucesso ao longo de sua vida profissional, dentro ou fora do CEAAP.

Artigo redigido por:

Helen C. D. Spanopoulos (CRP 06/23.611-0)  Idealizadora e diretora do CEAAP, Helen Spanopoulos é a Líder Executiva responsável pela equipe global CEAAP e CLINICA CEAAP de psicologia e o supervisiona e representa na direção de todos seus projetos e iniciativas. É psicóloga graduada pela UNIMESP, especializou-se no tratamento de Adolescentes e Adultos através da abordagem Psicanalítica pelo NEPP e é pós-graduada em Administração Hospitalar pela UNAERP. Sua experiência de mais de 25 anos contempla uma ampla contribuição em atendimento clínico, gestão de plantões de trabalho psicológico, coordenação e supervisão de grupos de trabalho e formação, orientação profissional para profissionais psicólogos e alunos recém-formados, gestão de serviços de psicologia clínica em operadoras de planos de saúde, coordenação de projetos empresariais relacionados à diminuição da sinistralidade e otimização dos recursos médicos, idealização e coordenação de projetos de pesquisa científica, intervenções empresariais diversas e docência acadêmica de educação continuada e formação nos domínios da psicologia e de saúde mental. contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.CLINICA CEAAP - "Psicologia com Competência"Site: www.clinicaceaap.com.brAv. Bernardino de Campos, 327 cj 13 - Paraíso - São Paulo - SPCEP 04004-050Fone: (11) 3289 8839 / 3289 5220 / 3262 2776

 Entendo que é preciso que esta responsabilidade esteja exclusivamente nas mãos do profissional porque ele deve ser o agente construtor de sua carreira, além disso, entendo que horário disponível é um horário em que o profissional deverá de fato estar disponível e isso implica em estar de plantão seja no seu consultório particular ou no CEAAP.
Pense em uma loja que só abra quando o cliente estiver agendado, ou em um supermercado ou cinema, etc.

Se fosse fato que “criar oportunidade de venda” só fosse possível quando o cliente está dentro da loja ninguém investiria em propaganda!

O objetivo do Plantão é muito semelhante a uma propaganda, pois, o propósito da propaganda é justamente criar uma demanda!

O plantão no horário que você escolheu disponibilizar para sua prática clínica nunca pode ser visto como desnecessário porque é justamente nos momentos em que você não está com um paciente que poderá fazer contato com outros colegas e ter a oportunidade de criar visibilidade para seus serviços ampliando a chance de receber encaminhamentos. Estatisticamente é possível provar que os encaminhamentos internos feitos por um outro colega têm uma aceitação muito maior do que os encaminhamentos feitos pela recepção a partir das solicitações do próprio cliente em termos de horário, dia da semana, características do atendimento, etc.

Fique atenta para não se iludir com a “economia do tostão que gera perda de milhão”, como se dizia antigamente.

O benefício do plantão é muito semelhante ao benefício de preparar a terra para o plantio.O preparo da terra, juntamente com a escolha adequada das sementes, e outras coisas mais amplia as chances do plantio ser bem sucedido e a colheita satisfatória. Da mesma forma o plantão “prepara” o terreno para um futuro e por isso muitas vezes o jovem profissional fica desmotivado.

O início da profissão é um período de grande investimento em estudo, aluguel de sala, supervisão, terapia pessoal, livros, participação em palestras... E tempo! Não pense que o tempo dedicado ao contato com outros colegas será um desperdício e não lhe trará benefícios.

Afirmo categoricamente e sem nenhum medo de errar que investir no tempo utilizado para gerar credibilidade e confiança no contato com colegas com o objetivo de criar visibilidade para sua atuação profissional trará resultados muito vantajosos para toda a sua vida profissional.

Acredite que construir uma carreira requer alguns investimentos indispensáveis e considero que estar presente entre colegas de profissão e área afins é o mesmo que criar uma “vitrine” para expor o produto que deseja vender.

Que produto seria esse?

Seu talento profissional, sua competência, sua postura ética e respeitosa com relação ao trabalho que se propõe a realizar!

Por sua vez criar visibilidade é o mesmo que ampliar exponencialmente a possibilidade de receber encaminhamentos de clientes, de gerar demanda, porque um colega poderá indicar seu nome inclusive para outros colegas.

Com freqüência recorremos a colegas de nossa confiança quando precisamos da indicação de alguém que realize um trabalho diferenciado.

Esse é o caminho da construção de uma carreira sólida e muito mais tranqüilizadora, pois se percebe que está em suas mãos ampliar a demanda de pacientes e não nas mãos do acaso ou da sorte!

Quem puder se lembrar de você como um profissional competente e confiável sempre poderá fazer encaminhamentos para você ou indicar seu nome para um outro colega até mesmo quando você não estiver mais no CEAAP!

Estas relações de confiança se prolongam por toda a vida profissional de quando você perceber estará recebendo, assim como encaminhando, pacientes que não deseja ou não pode atender para colegas confiáveis da mesma forma que estes estarão fazendo com você.

Lembre-se que só encaminhamos uma pessoa das nossas relações para um colega que tenha despertado confiança e credibilidade na sua competência profissional e a melhor forma de conseguir gerar esta impressão é ao vivo e a cores!

Sei que inicialmente pode parecer desvantajoso gastar tempo e dinheiro indo ao consultório sem um paciente já agendado para atender, mas confie na experiência que adquiri em todos estes anos de prática clínica e de administração de uma clínica: o plantão gera sucesso!

Veja bem não basta estar presente, fechar a porta da sala e não fazer nenhum contato.

O que faz a diferença é aproveitar a oportunidade para fazer com que os outros profissionais a conheçam, acreditem na sua competência e lembrem de seu nome quando precisarem fazer um encaminhamento.

Não esqueça de ter seus cartões sempre à mão para oferecer aos seus colegas.

Isso também ajuda muito ser lembrado...

Desejo-lhe sinceramente muito sucesso!

Artigo redigido por:

Helen C. D. Spanopoulos (CRP 06/23.611-0)  Idealizadora e diretora do CEAAP, Helen Spanopoulos é a Líder Executiva responsável pela equipe global CEAAP e CLINICA CEAAP de psicologia e o supervisiona e representa na direção de todos seus projetos e iniciativas. É psicóloga graduada pela UNIMESP, especializou-se no tratamento de Adolescentes e Adultos através da abordagem Psicanalítica pelo NEPP e é pós-graduada em Administração Hospitalar pela UNAERP. Sua experiência de mais de 25 anos contempla uma ampla contribuição em atendimento clínico, gestão de plantões de trabalho psicológico, coordenação e supervisão de grupos de trabalho e formação, orientação profissional para profissionais psicólogos e alunos recém-formados, gestão de serviços de psicologia clínica em operadoras de planos de saúde, coordenação de projetos empresariais relacionados à diminuição da sinistralidade e otimização dos recursos médicos, idealização e coordenação de projetos de pesquisa científica, intervenções empresariais diversas e docência acadêmica de educação continuada e formação nos domínios da psicologia e de saúde mental. contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.CLINICA CEAAP - "Psicologia com Competência"Site: www.clinicaceaap.com.brAv. Bernardino de Campos, 327 cj 13 - Paraíso - São Paulo - SPCEP 04004-050Fone: (11) 3289 8839 / 3289 5220 / 3262 2776