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É comum começarmos nossa atividade na Área Clínica com muita alegria e satisfação, mas também com muitas expectativas e ansiedade. Depois de um tempo, se não tomamos os cuidados necessários e não demos atenção a alguns aspectos muito importantes podemos nos encontrar decepcionados e desanimados.

Por isso é preciso termos uma noção clara da realidade que encontraremos em nosso mercado de trabalho para podermos conduzir nossa Carreira da melhor forma possível.

Artigo redigido por:

Helen C. D. Spanopoulos - Psicóloga - CRP 06/23.611-0

Idealizadora e diretora do CEAAP, Helen C D Spanopoulos é a Líder Executiva responsável pela equipe global CEAAP e o supervisiona e representa na direção de todos seus projetos e iniciativas. É psicóloga graduada pela UNIMESP, especializou-se no tratamento de Adolescentes e Adultos através da abordagem Psicanalítica pelo NEPP e é pós-graduada em Administração Hospitalar pela UNAERP. Sua experiência de mais de 25 anos contempla uma ampla contribuição em atendimento clínico, gestão de plantões de trabalho psicológico, coordenação e supervisão de grupos de trabalho e formação, orientação profissional para profissionais psicólogos e alunos recém-formados, gestão de serviços de psicologia clínica em operadoras de planos de saúde, coordenação de projetos empresariais relacionados à diminuição da sinistralidade e otimização dos recursos médicos, idealização e coordenação de projetos de pesquisa científica, intervenções empresariais diversas e docência acadêmica de educação continuada e formação nos domínios da psicologia e de saúde mental. contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

Com relação aos atendimentos clínicos é preciso ter calma, pois realmente não existe sucesso sem investimento e nada acontece de forma mágica e imediata como muitas vezes desejamos.

Sua Associação ao CEAAP se refere à estrutura de funcionamento com serviços, à Assessoria Técnica (Descontos e preços especiais para você fazer Terapia, Supervisão, Cursos, Palestras, etc) e à Assessoria Especializada que eu ofereço na forma de consultoria individual e de reuniões para todos os Associados.

O CEAAP cria oportunidades de visibilidade nos Eventos "O que é ser Psicólogo?" - "Psico Cine" e "Pensando a Clínica" e nas Reuniões de Integração. Aproveite ao máximo estes espaços e procure participar de todos eles para que os outros Associados do CEAAP venham a conhecer você e o seu trabalho, criando desta maneira possibilidade de recebimento de indicações diretas entre vocês.

Lembre-se de que a maior fonte de Pacientes para os Psicólogos são os próprios Psicólogos já que não atendemos pais, irmãos, sobrinhos, priminhos, vizinhos, etc e tal. Quando alguém das nossas relações familiares ou sociais nos procuram solicitando ajuda, invariavelmente nós indicamos algum colega para realizar o atendimento. Logo, você deve sempre fazer o possível para ser lembrado nestas horas como um Profissional sério, ético, competente e confiável. Por esse motivo é tão importante "circular" pelo mundo "Psi".

Participe sempre de eventos dentro do CRP ou do Sindicato dos Psicólogos. Aproveite as indicações que o CEAAP faz de Cursos e Palestras com descontos ou até mesmo gratuitas para fazer contatos com os PARCEIROS DO CEAAP e entre os outros Associados e em outras Instituições. Embora receber pacientes seja uma possibilidade, já que o CEAAP tem vários convênios isso não faz parte dos serviços que oferecemos. Mas mesmo existindo a possibilidade de receber nossas indicações você deve fazer um investimento muito grande na divulgação do seu próprio nome, pois seu objetivo sempre deve ser construir a "SUA" carreira como Psicólogo Clínico.

Se você está se perguntando o que é possível fazer para ver os horários de sua agenda serem ocupados por pacientes mais rapidamente aqui vão algumas sugestões:

1 - Esteja sempre presente nos seus horários, para aproveitar oportunidades de pacientes que ligam e querem passar no mesmo dia ou que vem em dias ou horários errados por engano.

2 - Faça contato com os outros profissionais, não reclamando por não ter pacientes ou se queixando das dificuldades do início da profissão, mas comentando sua bagagem, experiência (mesmo que de estágios realizados durante a graduação), Cursos que está fazendo, etc. e mostrando-se disponível para desenvolver trabalhos em conjunto e desta forma criando a possibilidade de recebimento e de encaminhamentos internos.

Lembre-se que "mendigar" indicações deprecia sua imagem profissional e acaba eliminando possibilidades ao invés de ampliá-las.

A forma como você se apresenta enquanto profissional determina em grande parte a sua possibilidade de crédito e confiabilidade.

3 - Amplie a divulgação específica do seu nome: Comente com sua Terapeuta, Supervisor, Colegas de Cursos ou Grupos de Estudos, Professores, e ex-colegas de turma que você está com consultório e entregue seus cartões.

4 - Distribua seus cartões entre todos os seus familiares e peça para eles ajudarem a divulgar o seu trabalho: ninguém falará tão bem e com tanta segurança sobre a pessoa séria e dedicada que você é como alguém que te queira bem e deseje o seu sucesso!

5 - Otimize a sua relação com os convênios que o CEAAP mantém com Assistências Médicas tais como:

INTERMÉDICA - NOTRE DAME - UNIMED - MEDSERVICE – TRANSMOMTANO – CLINICARD - UNIBANCO-AGI – GAMA – BLUE LIFE – INTERSAÚDE – MARÍTIMA – APEOESP – SINPRO-SP (Verifique a relação completa no nosso site)

A - Uma forma de você ampliar suas possibilidades é verificar em nosso site todos os convênios que atendemos e quando fizer a divulgação do seu nome informar que atende por estes convênios também.

Desta maneira a pessoa que receber estas informações saberá que poderá procurá-la não apenas como paciente particular, mas também pelos convênios que dispomos na clínica.

B - Você também poderá informar aos médicos, professores, assistentes sociais, departamentos de RH, etc. com os quais tenha contato sobre os convênios pelos quais poderá atender os pacientes encaminhados por eles para você.

C - Sugiro que você faça uma carta de apresentação dos seus serviços e nela informe os convênios pelos quais poderá atender para deixar com os seus contatos junto com os seus cartões, pois com o tempo as pessoas podem esquecer as informações só faladas e isso não é de seu interesse.

Muito pelo contrário!

A você interessa que todas as "portas" de demanda estejam sempre abertas.

D - Você também pode levantar entre as pessoas de suas relações quem tem estes convênios e montar algumas estratégias, como por exemplo:

a) - Caso você conheça algum médico que atenda por estes convênios faça contato com eles, comente que também está atendendo estes convênios no CEAAP e leve alguns cartões seus e deixe com ele e se coloque à disposição para receber os pacientes que ele considerar que necessitam de uma Avaliação e/ou de

Acompanhamento Psicológico.

b) - Caso você conheça alguém que seja usuário de algum destes convênios peça para esta pessoa ou levar cartões seus indicando o seu trabalho ou peça para ela te indicar os médicos que ela costuma utilizar para você fazer contato.

Poderá também pedir emprestado o "Manual de Associado" que todo convênio oferece aos usuários para obter informações sobre os médicos que tem consultório na mesma região que você para fazer contato diretamente com eles ou visitar os sites dos convenios para obter informações atualizadas sobre os medicos credenciados.

c) Caso você tenha contato com profissionais das áreas da saúde tais como psicopedagogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais procure saber se eles atendem pelos mesmos convênios que nós atendemos no CEAAP e proponha a estes profissionais estabelecer uma "ponte" que facilite o intercâmbio de pacientes que poderão ser atendidos pelos convênios em comum.

d) Não economize nos contatos pessoais, sempre que possível prefira este tipo de contato, pois nada é mais marcante do que uma conversa com um profissional bem apresentado e confiante, disposto a fazer parcerias.

Atualmente todos os profissionais teem interesse em parcerias, nas quais possam confiar, para ampliar as suas próprias possibilidades.

6 - Nunca ligue para o Paciente de 1ª vez para confirmar se ele virá para a consulta marcada. Não existe forma mais eficiente de desmotivar o paciente que ainda nem conhece você e ajudá-lo a não vir para o atendimento. Desde que a consulta foi marcada o Profissional devera estar disponível para o atendimento e não ir embora antes do fim do horário do paciente de 1ª vez (falo em especial destes por que certamente você espera o seu paciente de terapia até o fim da sessão dele), pois muitas vezes eles - pelos mais diversos motivos - não conseguem chegar no horário marcado e quando chegam precisam remarcar a consulta, pois o Psicólogo já foi embora.

Muitas vezes o Paciente nem imagina que na nossa especialidade a gente respeite a hora marcada e realmente atenda o paciente no horário agendado.

7- Podemos também pensar em outros Anúncios Coletivos em Jornais ou Revistas, pois estas estratégias sempre dão resultados positivos.

Faça as suas sugestões e a Direção do CEAAP se encarregará de apresentá-las ao Grupo todo.

Esteja certa de que seguindo estas dicas você estará "plantando" uma carreira de sucesso, que será construída no dia a dia.

Fora isso, conforme vão aparecendo oportunidades de entrevistas, respostas de e-mail com perguntas de pacientes em potencial, palestras para estudantes ou público leigo ou qualquer outra eu vou direcionando para vocês conforme a experiência e as especialidades de cada um.

Qualquer idéia que você tenha (para seu próprio benefício ou para o benefício do grupo todo) fale comigo e pensamos em como viabilizar.

Conte sempre comigo e com a estrutura do CEAAP para ajudá-lo.

Cada vez mais temos que pensar em "CRIAR OPORTUNIDADES DE TRABALHO" e não em "PEDIR EMPREGO" OU "ESPERAR POR SOLUÇÕES MÁGICAS" ou pior: perder energia reclamando ou até abandonando a profissão.

Nos dias de hoje, nas mais diversas profissões serão muito mais felizes e bem sucedidos aqueles que forem capazes de "CRIAR" oportunidades de trabalho do que para aqueles que "PEDEM" oportunidades.

Lembre disso e Construa uma Carreira de Sucesso!!


Um abraço,

Helen Spanopoulos

Artigo redigido por:

Helen C. D. Spanopoulos - Psicóloga - CRP 06/23.611-0

Idealizadora e diretora do CEAAP, Helen C D Spanopoulos é a Líder Executiva responsável pela equipe global CEAAP e o supervisiona e representa na direção de todos seus projetos e iniciativas. É psicóloga graduada pela UNIMESP, especializou-se no tratamento de Adolescentes e Adultos através da abordagem Psicanalítica pelo NEPP e é pós-graduada em Administração Hospitalar pela UNAERP. Sua experiência de mais de 25 anos contempla uma ampla contribuição em atendimento clínico, gestão de plantões de trabalho psicológico, coordenação e supervisão de grupos de trabalho e formação, orientação profissional para profissionais psicólogos e alunos recém-formados, gestão de serviços de psicologia clínica em operadoras de planos de saúde, coordenação de projetos empresariais relacionados à diminuição da sinistralidade e otimização dos recursos médicos, idealização e coordenação de projetos de pesquisa científica, intervenções empresariais diversas e docência acadêmica de educação continuada e formação nos domínios da psicologia e de saúde mental. contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

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